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¿PESO LIBRE O MÁQUINAS? LA COMPARACIÓN DEFINITIVA - Fitness Tech

PESO LIVRE OU MÁQUINAS? A COMPARAÇÃO FINAL

Se você está apenas começando seu treinamento de força, a priori qualquer levantamento de peso pode ser benéfico, mas se você deseja otimizar seu progresso deve entender como os exercícios com pesos livres diferem daqueles realizados em máquinas. Personalize detalhadamente sua rotina e comece a aproveitá-la ao máximo agora.

Qual a diferença entre eles?

Basicamente, o peso livre consiste naquele peso que você levanta sozinho; halteres, barras, etc. O controle desse levantamento depende única e exclusivamente de você então, durante o exercício, você pode acabar envolvendo outras partes do corpo. As máquinas, por sua vez, orientam o seu movimento, proporcionando-lhe um exercício mais específico e controlado.

Quais são as vantagens de cada um?

1. Peso livre:

  • Melhor estabilidade e equilíbrio: Ao exigir que você lide com o peso em várias direções, você fortalece não apenas os músculos centrais, mas também os músculos estabilizadores.
  • Assemelha-se aos seus movimentos diários: os exercícios com pesos livres muitas vezes imitam movimentos naturais e funcionais, o que pode ser mais benéfico durante a sua vida diária
  • Flexibilidade nos movimentos: Permitem maior liberdade de movimentos, podendo ajustar a trajetória de elevação à sua própria biomecânica.

2. Máquinas de ginástica:

  • Facilidade de uso e segurança: As máquinas oferecem um ambiente mais controlado, o que reduz o risco de lesões e é ideal para iniciantes ou pessoas em reabilitação.
  • Eles permitem que você se concentre em grupos musculares específicos: Ao limitar a amplitude de movimento, as máquinas podem ser muito eficazes no isolamento e no trabalho de grupos musculares específicos.
  • Não requer observador: A natureza das máquinas permite que os usuários trabalhem sem a necessidade de observador, o que é conveniente se treinar sozinho.

E suas desvantagens?

1. Peso livre:

  • Aumento do risco de lesões: Sem técnica adequada, o risco de lesões pode ser maior, especialmente para iniciantes ou ao tentar levantar cargas muito pesadas.
  • Necessidade de spotter: Para alguns exercícios, principalmente com cargas pesadas, pode ser necessário o auxílio de um spotter para garantir sua segurança.

2. Máquinas de ginástica:

  • Menos trabalho nos músculos estabilizadores: Ao controlar o movimento, as máquinas não exigem tanto dos músculos estabilizadores, o que pode resultar em um treino menos completo.
  • O seu design padrão, embora ajustável, significa que nem sempre se adaptam a diferentes tipos de corpo.

CONCLUSÃO

Com base nas informações fornecidas, podemos afirmar que as máquinas de ginástica são mais benéficas se você é iniciante no treinamento de força. No entanto, a longo prazo, eles também não têm muito a invejar dos exercícios com pesos livres. Afinal, a premissa do treinamento de força é levar o corpo ao limite por meio de sobrecargas progressivas e as máquinas sempre serão uma opção mais segura para realizá-lo.

É verdade que o levantamento de peso livre pode ser muito benéfico em certos casos. Por exemplo: se você só pode ir à academia alguns dias por semana e precisa estimular mais partes do seu corpo com o mínimo de exercícios possível, ou se simplesmente tem um parceiro de academia para acompanhá-lo em sua rotina, permitindo você levantar seus pesos máximos com segurança, afinal não devemos subestimar os benefícios que treinar em casal traz.

Concluindo, na Fitness Tech acreditamos que as máquinas de ginástica podem ser mais adequadas, se possível, para o seu treino de força. É por isso que acabamos de lançar duas novas gamas de máquinas - selectorizadas e de alavanca -, para que possa incorporá-las na sua casa ou centro de treino e personalizar ao máximo a sua rotina.

Nas máquinas de alavanca, o peso é aumentado carregando os discos nos respectivos suportes, como se fossem uma barra. Já nos seletorizados o usuário escolhe um peso por meio de um alfinete. Em ambos, porém, os exercícios são realizados de forma orientada e segura.

Se quiser saber mais sobre a nova gama de máquinas de treino controladas, basta clicar no nosso site na secção Soluções Comerciais onde encontrará toda a informação que necessita.

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Próximo artigo Guia definitivo: Os melhores exercícios para treinar força e ganhar músculos

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