Ir para o conteúdo
Barra de Anuncios
¿Es bueno hacer deporte en ayunas? - Fitness Tech

É bom praticar esportes com o estômago vazio?

Muitas pessoas decidem praticar esportes com o estômago vazio por diferentes razões. Alguns o fazem por falta de tempo, outros porque acham que realmente é mais benéfico. E é aí que nos perguntamos: é realmente bom praticar esportes com o estômago vazio?

Como tem sido demonstrado através de vários estudos, praticar esportes com o estômago vazio pode nos oferecer algumas vantagens. Mas para apreciá-los, algumas condições devem ser atendidas. Se não for feito corretamente, o exercício em jejum pode causar alguns problemas.

Para saber se estamos realmente interessados em praticar esportes com o estômago vazio ou não, a primeira coisa que devemos ter claro é como o corpo obtém energia. Quando o exercício é necessário, o corpo obtém essa energia através do glicogênio e da gordura armazenada no corpo.

Quando nos exercitamos antes do café da manhã, muitas horas se passaram desde a última ingestão de alimentos. Isso significa que os estoques de glicogênio estão realmente baixos. Isso faz com que o corpo tenha que puxar gordura para se mover, portanto, muitas pessoas querem se exercitar com o estômago vazio para consumir a gordura armazenada mais rapidamente.

Vantagens de praticar esportes com o estômago vazio

As informações que apresentaremos a seguir foram obtidas através de diferentes estudos. Através deles pudemos verificar que a queima de gordura é muito maior quando você se exercita antes do café da manhã.

Esses estudos mostraram que O esporte com o estômago vazio ajuda diretamente a reduzir a gordura corporal. Isso porque o corpo obtém essa energia diretamente da gordura e não do glicogênio.

Por exemplo, através de um estudo realizado pela Universidade de Cambridge, verificou-se que os atletas que se exercitavam antes do café da manhã tiveram uma queda de gordura 20% maior do que a queda ocorrida quando se exercitavam após o café da manhã. Foi uma informação que chamou bastante a atenção dos especialistas e que posteriormente foi corroborada por nossos estudos.

Outros estudos conseguiram mostrar que o exercício em jejum força o corpo a queimar gordura por hábito. Graças a esse costume, a perda de gordura é muito mais eficaz ao praticar esportes com o estômago vazio, ou seja, observa-se uma melhora na eficiência metabólica.

Mas, como pudemos verificar, exercitar-se com o estômago vazio não só ajuda a queimar gordura com muito mais facilidade. Também ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, enquanto se investiga se realmente ajuda a aumentar a secreção do hormônio do crescimento. Esta última seção ainda está em estudo, embora os primeiros dados obtidos indiquem que poderia ser uma realidade.

Desvantagens de praticar esportes com o estômago vazio

Nem tudo pode ser uma vantagem ao praticar esportes com o estômago vazio e vamos demonstrá-lo ao longo desta seção. De acordo com os dados mais recentes obtidos através de diferentes estudos, podemos concluir que fazer exercício físico com o estômago vazio é acompanhado por um desempenho muito inferior. Por isso, os especialistas recomendam não se exercitar demais durante o jejum ou depois de passar muitas horas sem comer. No máximo, exercícios moderados devem ser feitos.

Quando nos exercitamos sem glicogênio podemos observar como se produzem duas consequências negativas que mostramos a seguir.

Em primeiro lugar o processo chamado gliconeogênese é ativado. Para que esse processo ocorra, o que o corpo faz é obter as proteínas dos músculos, que ele quebra para depois fabricar o glicogênio necessário para continuar funcionando corretamente. Isso significa que estamos queimando gordura muscular e, como você pode imaginar, isso não importa para muitas pessoas. Quando a gordura muscular é queimada, o que se consegue é que os músculos ficam fracos e perdem tamanho. Quando isso acontece, o músculo não só perde sua elegância, como também fica muito mais sujeito a lesões como rupturas ou outras lesões.

Em segundo lugar, há um maior risco do temido colapso. Quando o corpo começa a quebrar, o que ocorre são efeitos colaterais. Por exemplo, você pode começar a sentir cólicas, diarréia, vômito, fadiga, confusão e, no pior dos casos, até perda de consciência. Se o exercício for muito intenso e o corpo não estiver preparado, esses sintomas podem colocar em risco a vida do atleta.

Para evitar atingir esses limites, é recomendável praticar esportes com o estômago vazio e com moderação. Sem esquecer que queimar gordura não é sinônimo de emagrecer. É importante levar esse detalhe em consideração, pois existem muitos atletas que podem se frustrar por não verem os resultados esperados após o esforço. Comentamos isso porque os quilos não se perdem apenas com a prática de esportes, mas também com a alimentação. Se mais calorias forem ingeridas do que consumidas, então o corpo sempre tenderá a ganhar peso.

Esporte com o estômago vazio sempre com intensidade moderada

Depois de ver os prós e os contras de se exercitar com o estômago vazio, podemos perceber que, se o praticamos, devemos fazê-lo sempre com intensidade moderada. Praticar esportes com o estômago vazio emagrece, desde que seja praticado corretamente.

Como tem sido demonstrado através de vários estudos, exercitar-se com o estômago vazio pode dar resultados positivos desde que a atividade física seja de intensidade moderada ou baixa. Se a intensidade for alta, os resultados não serão os esperados e o risco de sofrer problemas de saúde será muito alto.

Uma coisa é certa, se como atleta você tem em mente fazer um alto esforço, o melhor a fazer é tomar o café da manhã e depois fazer o exercício. Com a ingestão de alimentos o corpo terá mais energia e consequentemente muito mais poderá ser exigido do corpo. Mesmo quando o objetivo é perder peso, é recomendável tomar café da manhã, mesmo que o número de calorias ingeridas não seja muito alto. Assim o corpo estará mais preparado para o exercício. Lembre-se, o verdadeiro truque para perder peso é fazer exercícios e ter uma dieta adequada.

Artigo anterior Benefícios do treinamento com anilhas
Próximo artigo O que é cross training?

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecerem

* Os campos obrigatórios

Comparar produtos

{"one"=>"Selecione 2 ou 3 itens para comparar", "other"=>"{{ count }} de 3 itens selecionados"}

Selecione o primeiro item para comparar

Selecione o segundo item para comparar

Selecione o terceiro item para comparar

Comparar