Ir para o conteúdo
Barra de Anuncios
Beneficios de entrenar con discos de pesas - Fitness Tech

Benefícios do treinamento com anilhas

Se você já foi à academia, ou se costuma treinar várias vezes por semana, é muito provável que já tenha visto que muitas pessoas treinam utilizando anilhas como parte de sua rotina. São uma ferramenta muito poderosa e versátil para trabalhar diferentes grupos musculares.

Porém, para aquelas pessoas que têm pouca experiência na academia, é comum fazerem seus exercícios nas máquinas e não utilizarem os discos. Exceto quando precisam utilizá-los para aumentar o peso da barra de uma máquina, como a máquina Smith ou a prensa para trabalhar a força e resistência das pernas.

No entanto, existem muitas áreas musculares que só podem ser exercidas com discos. Portanto, são de crucial importância para conseguir um treino completo totalmente livre das restrições e limites estabelecidos pelo uso das máquinas. Portanto, neste artigo vamos explicar as vantagens e benefícios do treinamento de força com uso de anilhas.

Principais vantagens do treinamento de força com discos

Como já dissemos, quem está começando na academia para ter melhores condições físicas tende a usar mais máquinas do que pesos. Mas, como já dissemos, as anilhas apresentam grandes vantagens que vale a pena aproveitar no seu treino. Pois servem para trabalhar diferentes grupos musculares.

Os discos permitem movimentos livres e naturais

O treinamento de força com pesos livres com discos apresenta grandes vantagens em relação ao uso de máquinas. Embora não queiramos menosprezar a utilização de máquinas, a verdade é que elas limitam a movimentação do atleta que as utiliza, tal como acontece com a utilização de halteres para treino. Porém, ao realizar exercícios com pesos livres com anilhas, o movimento é muito mais natural.

Os discos permitem uma ampla variedade de usos

Como mencionamos anteriormente, as placas de peso são uma ferramenta poderosa, útil e, claro, muito versátil . Isso ocorre porque podemos usá-los de diferentes maneiras. Por exemplo, podemos usá-los como se fossem halteres, ou podemos arrastá-los ou pendurá-los no nosso corpo para arrastar o seu peso e podemos até usá-los como ponto de apoio.

Placas de peso são peso morto

Além disso, as placas são um peso morto por si mesmas, portanto, ao fazer exercícios de força com elas, não teremos o auxílio da polia das máquinas. Isso nos obriga a fazer maiores esforços para poder levantá-los.

Você pode adaptar o peso dos discos à sua forma física

Outra das principais vantagens do treino com pesos é que permite adaptar o peso de acordo com a sua forma física. Portanto, você pode começar com um ou mais discos mais leves e aumentar seu peso à medida que as semanas ou meses passam e sua condição física melhora.

Benefícios do treinamento de força com anilhas

Agora que você conhece as vantagens de treinar com anilhas, mostraremos os diversos benefícios que você pode obter com seu uso. Alguns desses benefícios do treinamento de força são óbvios. Porém, há outros que não são tão importantes e que, por isso, tendemos a ignorá-los com muita facilidade. E por serem menos óbvios, não são menos importantes.

Treinar com anilhas aumenta a força e a resistência física

É evidente que aumentar a força e a resistência física é um dos benefícios do treinamento de força. Na verdade, geralmente é um dos principais motivos pelos quais as pessoas vão à academia.

Mas força e resistência não são a mesma coisa. Assim, força é a quantidade máxima de peso que você pode mover com um único movimento, enquanto resistência muscular é a capacidade dos músculos de suportar um movimento por um longo período de tempo.

Assim, para melhorar a força, deve-se utilizar pesos muito pesados ​​e levantá-los com poucas repetições e descansar por longos períodos de tempo. Por outro lado, para melhorar a resistência , é necessário utilizar pesos mais leves e fazer muitas séries de repetições com pouco tempo de descanso entre elas. Estes exercícios são perfeitos para manter o tônus ​​muscular e evitar a perda de massa muscular com a idade.

Treinar com anilhas acelera o metabolismo

Como acontece com qualquer tipo de atividade física, o treinamento de força com anilhas traz muitos benefícios. Dentre eles, deve-se destacar que, graças ao seu uso, aumenta o gasto energético do corpo , além de proporcionar um notável crescimento muscular, o que aumentará ainda mais o gasto energético para manter o tônus ​​​​muscular.

Portanto, treinar com estes discos permite minimizar a perda de tônus ​​muscular e queimar uma grande quantidade de gordura. Já que o corpo tende a manter o que está sendo mais utilizado.

Ou seja: se você utiliza os músculos com frequência, seu corpo gastará mais energia na manutenção deles e entenderá que não precisa de gordura. Portanto, quanto maior o nível de massa muscular em relação à gordura corporal, mais rápido será o seu metabolismo e mais energia você precisará.

Aumento da densidade óssea

Segundo especialistas, após os 40 anos, a massa óssea de uma pessoa diminui 1% a cada ano que passa. Portanto, à medida que a idade avança, aumenta o risco de sofrer de osteoporose . Esta é uma doença óssea grave que torna os ossos muito mais finos e frágeis do que o normal. Portanto, o risco de sofrer uma fratura óssea aumenta à medida que o tempo passa e envelhecemos.

Porém, está comprovado que entre os benefícios do treinamento de força está o retardamento da perda óssea, bem como a regeneração óssea. Este efeito regenerativo é produzido pelo próprio treino, ao afetar os ossos graças à tensão muscular. Portanto, treinar com anilhas ajuda a aumentar a densidade óssea.

Outros benefícios do treinamento de força com anilhas

Existem muitos outros benefícios do treinamento de força com anilhas, mas vamos citar apenas mais alguns. Entre eles estão os benefícios que esse esforço traz para você. Já que é fortalecido, melhorando a atividade cerebral e o humor.

Por fim, este treino é capaz de melhorar a qualidade do sono para poder dormir melhor durante as 8 horas diárias de sono recomendadas pela OMS. A falta de sono e a má saúde do cérebro andam de mãos dadas; portanto, se você não dormir o suficiente ou se seu sono for de má qualidade, é mais provável que você sofra de estresse ou ansiedade. Por outro lado, graças ao treinamento de força, você pode ter um sono de qualidade, reduzindo todos os sinais negativos e aumentando a atividade cerebral.
Artigo anterior Dicas e precauções para usar a máquina Smith com segurança
Próximo artigo É bom praticar esportes com o estômago vazio?

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecerem

* Os campos obrigatórios

Comparar produtos

{"one"=>"Selecione 2 ou 3 itens para comparar", "other"=>"{{ count }} de 3 itens selecionados"}

Selecione o primeiro item para comparar

Selecione o segundo item para comparar

Selecione o terceiro item para comparar

Comparar