Ir para o conteúdo
É seu aniversario? Ganhe 400 FitnessPoints!
É seu aniversario? Ganhe 400 FitnessPoints!
Consejos y precauciones del uso de la máquina Smith de forma segura - Fitness Tech

Dicas e precauções para usar a máquina Smith com segurança

Quem já frequentou ou costuma frequentar a academia regularmente certamente conhece a máquina Smith, também conhecida como “a Multipower”. É um dos aparelhos que podemos encontrar com frequência em qualquer academia do planeta.

O Multipower é um dos mais populares e utilizados tanto por iniciantes quanto por profissionais. Pois permite realizar uma infinidade de exercícios apenas variando os movimentos que realizamos com ele, bem como o ângulo.

Visualmente, a máquina Smith é um dispositivo composto por duas colunas verticais que incluem trilhos hidráulicos que servem de suporte para uma barra de aço horizontal que se move ao longo delas. Tem a vantagem de podermos parar a barra a qualquer momento graças às diferentes saliências que possui e que funcionam como ganchos para que a barra não caia ao solo ao ser solta.

É uma máquina muito versátil que nos permite fazer diversos movimentos. Entre eles podemos realizar levantamentos, flexões, prensas, levantamento terra e, como já dissemos, agachamentos em pé. Mas, além disso, o Multipower permite a introdução de bancos e outros elementos que nos permitem utilizá-lo para fazer todo o tipo de exercícios.

Embora, por um lado, seja uma máquina potente e versátil com a qual você pode fazer diversos exercícios para ficar em forma, por outro lado, também é preciso dizer que o Multipower tem sido muito criticado por muitas pessoas, e até por profissionais de fitness para a saúde, já que seu abuso pode ser prejudicial e até fatal.

Mas não se assuste, pois, como tudo na vida, é preciso usá-lo corretamente e não fazer coisas brutais que possam cobrar seu preço . Portanto, neste artigo mostraremos como usar a máquina Smith com segurança e daremos os conselhos e cuidados necessários para que você possa aproveitar ao máximo seus benefícios sem comprometer sua saúde.

Como usar o Multipower com segurança?

A primeira coisa que você deve ter em mente para usar a máquina Smith com segurança é que você deve estar ciente do exercício que deseja realizar. Assim, dependendo dos grupos musculares que você deseja trabalhar, você poderá realizar diversos exercícios em diferentes posições.

Por exemplo, você não trabalha os mesmos grupos musculares ao fazer pesos e ao fazer agachamentos. Portanto, você deve adaptar o Multipower ao tipo de atividade que vai realizar. E o mais aconselhável é aprender a fazer os exercícios corretamente para evitar dores ou lesões em diversas áreas do corpo por sobrecarga muscular.

Então, vamos mostrar os principais exercícios que normalmente são realizados em qualquer Smith Machine para que você saiba como executá-los de maneira correta e segura. Seguindo nossas dicas e precauções, você aproveitará ao máximo esta máquina e reduzirá drasticamente o risco de lesões.

Da mesma forma, você deve descansar ao realizar as diferentes séries de repetições de cada exercício para que sua frequência cardíaca não aumente excessivamente. Se você sentir que está começando a ficar tonto, é recomendável parar de se exercitar e consultar um médico para descartar problemas.

Faça agachamentos com a máquina Smith

É o exercício mais simples geralmente feito na máquina Smith e é por isso que a maioria das pessoas começa a usá-lo. Para fazer o agachamento corretamente, basta posicionar a barra entre a parte superior das costas e a parte inferior do pescoço para suportar o peso da barra. Não coloque diretamente no pescoço, pois você pode se machucar.

Depois de posicionar a barra corretamente na parte superior das costas, você deve avançar ligeiramente as pernas para que os pés fiquem ligeiramente à frente para estabilizar a posição.

Neste ponto, você pode dobrar os quadris para trás e dobrar os joelhos em um movimento lento, mas contínuo, para começar a trabalhar os grupos musculares. Ao chegar ao fundo, você deve retornar lentamente à posição inicial empurrando com os calcanhares. E agora você tem isso. Agora basta ajustar o peso da máquina à sua resistência física e realizar várias séries de 10 ou 15 repetições do mesmo exercício.

Por precaução, avisaremos para não ter pressa em aumentar o peso, pois a resistência vai ganhando aos poucos, principalmente se seu corpo não está acostumado a realizar agachamentos. Portanto, você deve aumentar o peso gradativamente, pois verá que consegue suportar o peso sem problemas.

Flexões usando o Multipower

As flexões são um dos exercícios mais completos que devemos realizar quando queremos entrar em forma e ganhar músculos na parte superior do corpo. E, claro, a máquina Smith pode ser adaptada para realizar diferentes variedades deste exercício, como flexões inclinadas. Porém, é um trabalho que geralmente é feito por pessoas mais experientes.

A primeira coisa que você deve fazer para realizar este exercício corretamente é ajustar a barra na altura adequada e fixá-la para evitar que ela se mova do lugar com a atividade. Depois, você deve se posicionar em frente a ela e inclinar o corpo enquanto segura a barra.

Nosso conselho é que você sempre segure a barra com as mãos um pouco mais afastadas que a largura dos ombros. Da mesma forma, você deve manter todo o corpo o mais reto possível para permitir uma distribuição uniforme do peso entre os dois braços. Para aproveitar ao máximo o potencial deste exercício, é vital usar força com o tronco enquanto dobra os cotovelos e abaixa o peito.

Agora basta fazer várias séries de repetições de 10 ou 15 flexões. Ajuste o peso da barra de acordo com suas capacidades atuais e aumente a carga à medida que sentir seus braços ficando mais fortes. Mas lembre-se de não ultrapassar seus limites.

Supino com Multipower

É um exercício um pouco mais avançado que permite trabalhar um grupo muscular específico, de forma que você tenha apenas uma única amplitude de movimento: para cima e para baixo . Você não deve quebrar a posição inicial ou desequilibrar a posição, pois corre o risco de se lesionar.

Para realizar este exercício, você deve pegar um banco e colocá-lo dentro da máquina Smith, para poder deitar-se e deixar as costas apoiadas nele. A barra deve estar acima de você. O movimento a realizar é segurar a barra com as palmas das mãos voltadas para cima, respeitando uma distância entre elas um pouco maior que a largura dos ombros.

Mantendo esta posição, você deve levantar lentamente a barra acima da cabeça até que os braços estejam totalmente estendidos . Depois, basta abaixar a barra aos poucos até que fique bem perto do peito. É aconselhável realizar várias séries de 10 ou 15 repetições e respeitar o tempo de descanso entre elas para evitar sobrecarga muscular e até lesões.

Prensa de ombro com máquina Smith

É mais um dos exercícios que servem para aumentar a força dos grupos musculares da parte superior do corpo, principalmente dos ombros. Para realizar o exercício você deve sentar em um banco e se posicionar com as costas retas e agarrar a barra com as mãos, que devem estar separadas a uma distância um pouco maior que a largura dos ombros. Se você não levar esse ponto em consideração, não estará exercitando os músculos adequados e corre o risco de sofrer lesões.

O exercício em si é muito simples, bastando estender lentamente os braços para cima, acima da cabeça, até que fiquem perfeitamente esticados, percebendo o trabalho. Depois, basta baixar a barra até a altura dos ombros. Faça várias séries de 10 ou 15 repetições até sentir que seus ombros trabalharam o suficiente.
Artigo anterior O que é HIIT? Dicas e recomendações para fazer bem
Próximo artigo Benefícios do treinamento com anilhas

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecerem

* Os campos obrigatórios

Comparar produtos

{"one"=>"Selecione 2 ou 3 itens para comparar", "other"=>"{{ count }} de 3 itens selecionados"}

Selecione o primeiro item para comparar

Selecione o segundo item para comparar

Selecione o terceiro item para comparar

Comparar