Ir para o conteúdo
É seu aniversario? Ganhe 400 FitnessPoints!
É seu aniversario? Ganhe 400 FitnessPoints!
¿Qué liberas cuando haces ejercicio? - Fitness Tech

O que você libera quando se exercita?

A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios à saúde, e é algo que estudos sobre hábitos e comportamentos esportivos das pessoas têm demonstrado em inúmeras ocasiões. E abaixo vamos responder as dúvidas mais comuns que as pessoas não sabem.

O que você libera quando se exercita?

Na hora do exercício, o corpo libera substâncias químicas chamadas endorfinas - popularmente conhecidas como morfina natural—. Esses componentes interagem com receptores no cérebro, que são os que reduzir a sensação de dor, ou seja, criam uma sensação semelhante à morfina. Agora, as endorfinas não apenas aliviam a dor, mas também influenciam o humor, como explicamos na introdução. De fato, há uma grande quantidade de evidências que apoiam essa teoria e que ela está relacionada à função das endorfinas. Além disso, estudos indicam que as endorfinas são liberado com qualquer tipo de exercício que envolva movimento, seja de musculação, ciclismo, spinning ou simplesmente caminhar. Em suma, as endorfinas são substâncias narcóticas que têm uma ação muito semelhante à da morfina e são secretadas no cérebro como reação ao exercício, bem como a uma dor muito forte. 

Qual hormônio é liberado durante o exercício?

Já respondemos quais endorfinas são liberadas pelo exercício, porém, essas não são as únicas substâncias que são secretadas no momento de colocar nosso corpo em movimento. E é que exercício libera mais de 50 hormônios diferentes, entre os quais estão as endorfinas mencionadas. Explicamos o que são e quais as funções que desempenham no nosso corpo.

O que você libera quando se exercita: Serotonina

A serotonina é um tipo de neurotransmissor conhecido como o hormônio da felicidade. Quando seus níveis aumentam no corpo, especificamente nos circuitos neurais, gera sensações de bem-estar, relaxamento e satisfação, aumentando até mesmo a concentração e a autoestima. Isso é gerado quando você se exercita e é responsável pelo "bom humor" ou melhora do humor. Além disso, a serotonina desempenha um papel muito importante no corpo, pois ajuda a regular o apetite causando uma sensação de saciedade, mas também para controlar a temperatura corporal, regular o apetite sexual, gerenciar a atividade motora e a percepção e outras muitas outras funções. Além disso, juntamente com a dopamina e a adrenalina, esse hormônio participa dos mecanismos que regem a ansiedade, o medo e a angústia. 

O que você libera quando se exercita: Dopamina

Ao responder à pergunta sobre qual hormônio é liberado durante o exercício, encontramos também a dopamina. Isso interfere no nosso corpo criando uma sensação agradável que nos induz a continuar com a atividade, sua função também tem sido amplamente estudada para reduzir outras fontes de prazer obtidas com o tabaco ou a ingestão de doces, prejudiciais à saúde.

O que você libera quando se exercita: Endorfinas

É uma das principais substâncias que você libera quando se exercita. Como explicamos no ponto anterior, as endorfinas têm uma ação muito semelhante à morfina e servem para aliviar as dores no corpo.

O que você libera quando se exercita: Hormônio do crescimento

Hormônio do crescimento ajuda manter tecidos e órgãos ao longo da vida. Isso é produzido pela glândula pituitária do tamanho de uma ervilha localizada no cérebro. Os níveis desse hormônio aumentam durante o exercício, e isso interfere no aumento do volume dos músculos, ossos e colágeno. Na verdade, o hormônio do crescimento começa a secretar após 25 minutos de exercício contínuo.

O que você libera quando se exercita: Hormônio antidiurético

Sua função está relacionada à absorção de líquidos na bexiga. Ao se exercitar, sua produção aumenta muito significativamente, até 800%. Isso pode gerar a necessidade de ir ao banheiro durante o exercício. hormônio antidiurético funciona contraindo os vasos sanguíneos e ajudando os rins a controlar a quantidade de água e sal no corpo. 

O que você libera quando se exercita: Vasopressina

É outro dos hormônios que são secretados no corpo durante o exercício e, ao contrário do anterior, serve para evitar a desidratação. A quantidade desse hormônio que é liberada depende da idade da pessoa, bem como da condição física, estado de saúde e sexo. 

O que você libera quando se exercita: Adrenalina

É um dos hormônios mais conhecidos pela maioria das pessoas, também é chamado de epinefrina. Ocorre naturalmente no corpo em diferentes situações, como o exercício. esse hormônio ativa o sistema circulatório e aumenta a pressão arterial, também melhora a capacidade do sistema respiratório, pois dilata os brônquios e estimula a produção de dopamina —o hormônio da felicidade—.

Quanto exercício devo fazer por dia?

Os especialistas recomendam que você pratique pelo menos alguns 20 ou 30 minutos de exercício pelo menos 3 vezes ao dia. Agora, sempre que possível, recomenda-se aumentar a frequência para 5 dias por semana. O exercício deve ser moderado, podendo chegar a cerca de 150 minutos de atividade anaeróbica por semana ou 75 minutos de atividade aeróbica – ou uma combinação de ambos. O exercício moderado e frequente ajuda a secretar os hormônios mencionados e a obter os benefícios de cada um deles.

Artigo anterior O que uma equipe profissional de academia deve ter?
Próximo artigo Por que é importante se aquecer antes de se exercitar?

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecerem

* Os campos obrigatórios

Comparar produtos

{"one"=>"Selecione 2 ou 3 itens para comparar", "other"=>"{{ count }} de 3 itens selecionados"}

Selecione o primeiro item para comparar

Selecione o segundo item para comparar

Selecione o terceiro item para comparar

Comparar