Ir para o conteúdo
Barra de Anuncios
¿Por qué es importante calentar antes de hacer ejercicio? - Fitness Tech

Por que é importante se aquecer antes de se exercitar?

Os profissionais de atividade física insistem constantemente na necessidade de alongamento antes e depois do treino. Mas por que eles são tão importantes? Que mudanças eles podem produzir para justificar sua obrigatoriedade? Vamos dar uma olhada em alguns dos melhores benefícios do aquecimento e alongamento antes do início da atividade real.

Como se aquecer antes do exercício

Embora como regra geral haja sempre um rotina de exercícios clara para realizar, a questão do aquecimento ou alongamento pode não ser tão clara. Aliás, ainda hoje há quem decida pular esta parte vital do treino e se expor a lesões graves durante a realização das rotinas.

Se você tem um personal trainer, será ele quem determinará que tipo de exercícios são adequados para fazer parte do aquecimento para aclimatar o corpo ao esforço que terá que fazer nos próximos minutos.

No entanto, se você não tiver treinador pessoalCrie uma série de rotinas curtas para aquecer e permitir que o corpo se condicione.

A primeira coisa a considerar é que tipo de músculos serão envolvidos, porque eles serão os que mais terão que se aclimatar. Eles terão que ser esticados antes (para Evitar lesões) e depois (para evitar o temido cadarços) de treinamento para que o corpo recupere seu estado físico o mais rápido possível.

A coisa a ter em mente é que, quer o seu aquecimento consista em alongamentos ou pequenas sessões de exercícios leves a moderados, você precisa se aquecer antes de se exercitar. No frio, o corpo estará longe de estar em condições ideais para treinar e você correrá o risco de sofrer lesões por exigir do corpo um desempenho muito maior do que ele está em condições de oferecer naquele momento.

Para que serve o aquecimento antes do exercício?

Apesar da importância do aquecimento na execução de qualquer atividade física ser conhecida há anos, ainda hoje há quem não saiba para que serve o aquecimento físico e subestime seu impacto no organismo.

O corpo tem que estar em ótimo estado para poder expressar todo o seu potencial físico e oferecer o melhor desempenho durante a atividade. Esse estado não é alcançado do nada, e começa com a realização de atividade física moderada e a execução de uma série de alongamentos que evitam que os músculos sofram rupturas e outros tipos de lesões.

É sempre bom se aquecer antes do exercício e você nunca deve pulá-lo, não importa o quão atrasado você chegue à aula ou o quão apressado esteja. É melhor não pule o aquecimento e que a sessão dura menos, do que ganhar alguns minutos extras de exercício ao custo de expor o corpo a um estado desfavorável.

Os músculos devem estar relaxados, o corpo deve ter aumentado a frequência cardíaca ligeiramente (não é saudável que a frequência cardíaca suba subitamente, algo que geralmente acontece quando você começa a treinar sem ter aquecido antes, e as articulações, tendões e sentidos precisam estar em estado de alerta moderado, o que permite aumentar seus reflexos e a capacidade do corpo de responder a estímulos externos.

Benefícios do alongamento ao final da atividade física

Não há dúvida, e hoje praticamente ninguém nega, que o aquecimento e o alongamento são benéficos para o corpo.

O fato de reduzir muito a probabilidade de sofrer qualquer tipo de lesão durante a atividade física, permite que o sistema cardiovascular trabalhe com maior frequência e aclimate o corpo reagir em um tempo de resposta menor torna o aquecimento essencial.

No entanto, embora o alongamento e outras atividades de aquecimento tenham se popularizado há anos antes de iniciar a atividade física, a verdade é que o alongamento após o término do treino é extremamente importante. Portanto, temos que ter em mente que o aquecimento não é apenas um começo, mas também para terminar.

Para evitar lesões após a atividade física, o ideal é que o corpo fique em repouso, em posição relaxada e, uma vez que a frequência cardíaca tenha diminuído, comece com alongamentos leves que envolvam, sobretudo, o grupo muscular mais saturado.

Tenha em mente que o aquecimento tem a ver com a aclimatação do corpo, mas que a aclimatação ocorre em duas direções: não se trata apenas de preparar o corpo para um esforço físico poderoso, mas também envolve retornar o corpo ao seu estado de repouso de forma progressiva, sem comprometer o sistema cardiovascular.

Artigo anterior O que você libera quando se exercita?
Próximo artigo 3 exercícios com bolas medicinais

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecerem

* Os campos obrigatórios

Comparar produtos

{"one"=>"Selecione 2 ou 3 itens para comparar", "other"=>"{{ count }} de 3 itens selecionados"}

Selecione o primeiro item para comparar

Selecione o segundo item para comparar

Selecione o terceiro item para comparar

Comparar