Ir para o conteúdo
É seu aniversario? Ganhe 400 FitnessPoints!
É seu aniversario? Ganhe 400 FitnessPoints!
¿Para qué sirve el balón medicinal? - Fitness Tech

Para que serve a bola medicinal?

Uma bola medicinal é uma bola de grande diâmetro cujo peso pode ser variável e que pode ser feito de diferentes materiais para dar a resistência necessária. Normalmente, couro, plástico, borracha ou látex são usados para fabricá-los.

Seu peso pode variar de um quilo a dez, por isso é muito utilizado para trabalhe os músculos em diferentes níveis e em diferentes áreas do corpo.

Começou a ser usado em 50 anos graças a um pediatra sueco e a um fisioterapeuta inglês, que utilizaram este objeto para auxiliar em diferentes exercícios de reabilitação para pacientes.

Embora haja alguma controvérsia sobre este fato, pois há quem afirme que seu uso remonta aos atletas persas que utilizavam objetos esféricos para fazer trabalho de força e resistência há mais de três milênios, na realidade a aproximação que se refere ao século XX é mais precisa, pois se refere ao mesmo tipo de objeto e a tendência dos fatos, bem como sua evolução, é muito mais plausível.

Tipos de bolas medicinais

Uma bola medicinal pode ser classificada com base no peso, forma ou tamanho. Ao contrário do que muitos acreditam, o peso não depende dos outros dois fatores, portanto não precisam estar ligados.

O mais comum é encontrar bolas medicinais de três, quatro, cinco, oito, dez ou doze quilos. Os de três e quatro quilos são os mais leves e são usados para realizar exercícios explosivos, embora a partir de cinco possam ser usados para lançar e carregar.

Eles podem ter formas diferentes. Na verdade, alguns são feitos para saltar, enquanto outros são projetados para absorver impactos. Os primeiros são normalmente usados para realizar exercícios explosivos e rápido; a segunda, para realizar exercícios onde o peso desempenha um papel mais importante.

Tenha em mente que as bolas medicinais usadas para exercícios explosivos precisam ser mais leves para incentivá-las, enquanto exercícios que exigem pausas mais longas entre as repetições devem ser mais pesados, pois a intensidade normalmente é trabalhada com base no peso, não na frequência, com claras exceções dependendo da rotina.

Para facilitar a realização desses exercícios, algumas bolas possuem alças para fácil aderência, algo comum no treino de alguns atletas, como os praticantes de padel ou tenistas.

Quanto ao tamanho, é uma característica que também vai variar dependendo do tipo de exercício que for realizado. Lançamentos de bola acima da cabeça requerem bolas medicinais grande, enquanto os exercícios que são realizados com a bola como apoio terão que ser mais pesados para fornecer o nível de resistência necessário.

Vantagens de usar bolas medicinais

Há muitos benefícios que vêm com o uso desses objetos. Portanto, se você está pensando em adicionar um toque de ar fresco às suas rotinas ou procurando um complemento ágil, divertido, resistente e muito versátil, é melhor que você opte por obter uma bola medicinal.

Em Tecnologia de fitness, como especialistas dedicados à venda de produtos e serviços relacionados à atividade física, temos bolas medicinais de diferentes pesos, além de acessórios para armazená-los de forma organizada e segura. Se está a pensar adquirir bolas medicinais profissionais de qualidade premium, aconselhamo-lo a consultar a nossa secção, onde poderá encontrá-las ao melhor preço.

Entre as diferentes vantagens que justificam a sua aquisição está o seu preço, a sua resistência e a sua flexibilidade. são objetos realmente econômico, altamente resistentes, capazes de suportar um grande número de impactos e pesos variáveis, e tremendamente flexíveis, tanto em sua estrutura quanto em seus usos, pois podem ser utilizados em um grande número de exercícios e cumprem sua finalidade.

Além disso, eles são perfeitos tanto para atividades físicas individuais quanto para Atividades em grupo, sendo um dos objetos mais frequentes nas salas de ginástica coletiva de academias e centros de preparação física.

Atividades que podem ser feitas com bolas medicinais

Como dissemos, existem muitos exercícios que podem ser feitos com uma bola medicinal. Esta é uma das chaves para o seu sucesso e popularização, e é que eles podem servir tanto equilíbrio do trem como para trabalhar a força de vários grupos musculares.

São perfeitos para o trabalho de correção postural e propriocepção, permitindo-nos explorar novas formas de conhecer o nosso corpo. Além do mais, melhora o sistema cardiovascular Graças ao fato de que as bolas medicinais são adequadas para um grande número de exercícios aeróbicos.

Também são ideais para treinos que buscam tonificar os músculos. Embora você possa trabalhar qualquer grupo muscular com eles, na verdade é mais comum realizar exercícios com uma bola medicinal para treinar as pernas ou o core. Também são usados para complementar alguns exercícios de força, e em trabalhos de rehabilitación após as lesões, continuam a ser um poderoso aliado para melhorar a condição física dos afetados.

Artigo anterior Tudo o que você precisa saber sobre placas de peso
Próximo artigo É rentável montar uma academia?

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecerem

* Os campos obrigatórios

Comparar produtos

{"one"=>"Selecione 2 ou 3 itens para comparar", "other"=>"{{ count }} de 3 itens selecionados"}

Selecione o primeiro item para comparar

Selecione o segundo item para comparar

Selecione o terceiro item para comparar

Comparar