Ir para o conteúdo
Barra de Anuncios
¿Es mejor hacer ejercicio antes o después de comer? - Fitness Tech

É melhor se exercitar antes ou depois de comer?

Vários são os aspectos que preocupam os atletas sobre suas rotinas de exercícios, principalmente aqueles relacionados à número de repetições ou sua intensidade.

No entanto, há outra questão que preocupa aqueles que buscam dê o seu melhor durante suas rotinas de exercícios, e é o momento ideal para treinar.

É uma preocupação recorrente principalmente para quem treina nos momentos próximos à refeição ou logo após ela, já que o estado do corpo muda quando a digestão começou em relação aos momentos antes de começar a comer.

Mas o que é melhor, treinar antes ou depois do início da digestão? É aconselhável comer antes ou depois do exercício?

O que é aconselhável, treinar antes de comer ou depois?

Embora se escreva rios de tinta sobre se é melhor comer antes ou depois do exercício, a verdade é que não há uma resposta única porque depende de vários fatores e cada caso individual.

E é que, para cada tipo de treino, é melhor fazê-lo antes ou depois em proporções variáveis e com margens espaçadas de tempo. Por exemplo, em pessoas com excesso de peso, é melhor começar o dia se exercitando com o estômago vazio para o corpo consumir mais reservas de gordura, mas o café da manhã é importante para manter os níveis normais de açúcar no sangue, o que evita distúrbios metabólicos.

Um aspecto importante é que a absorção de nutrientes aumenta quando você treina em jejum. Isso acontece porque o corpo aumenta a capacidade de absorção de nutrientes e vitaminas após o exercício, pois os músculos precisam disso para poder completar sua construção. Isso significa que o melhor momento para se exercitar seria antes de uma refeição, para que o corpo absorva melhor as vitaminas após o término da rotina de exercícios.

Isso no que diz respeito exercícios de musculação. Mas e os exercícios aeróbicos? É bom fazer exercício antes de comer ou é preferível que o façamos depois?

Neste caso, as coisas mudam um pouco. Por exemplo, se estivermos prestes a fazer uma atividade como o ciclismo indoor, caracterizado por sua alta intensidade e pelos movimentos contínuos que são feitos na bicicleta, vamos precisar de uma dose de energia antes de arrancar para não submeter o corpo a um desgaste tão retumbante. E é que não devemos esquecer que, embora se trate de submeter o corpo a uma carga de trabalho física, não devemos cair em exaustão.

Nesses casos, o ideal é comer um rico em nutrientes meia hora antes de começar a treinar (a banana é ideal) para que o corpo tenha a energia necessária para treinar ao mais alto nível desde o início.

Tendo em conta este exemplo, podemos dizer que sim, é bom fazer exercício depois de comer, mas em quantidades muito moderadas e tendo dado tempo suficiente para passar para evitar indigestão.

A condição física influencia na escolha do momento ideal para treinar?

Assim como o tipo de exercício a ser realizado influencia na hora de determinar se é melhor treinar antes ou depois de comer, o estado de forma do atleta que vai treinar também é relevante para especificar o momento ideal para se exercitar.

Por exemplo, como já discutimos antes, geralmente é melhor que as pessoas com excesso de peso treinem antes de comer, pois exercício em jejum vai dobrar o efeito quando o corpo é surpreendido por uma carga de trabalho poderosa e inesperada, que estimulará o uso das reservas de gordura e sua transformação em energia, pois os níveis de açúcar no sangue ainda não estão regulados.

Em vez disso, se você se exercitar depois de comer, os níveis de açúcar já estabilizaram e o corpo não sofrerá esse efeito surpresa.

Isso não significa que a rotina de exercícios não surtirá efeito, mas significa que o corpo não ficará surpreso como quando nada foi ingerido durante o dia.

Portanto, para se exercitar é preciso comer antes ou depois? É melhor comer depois como regra geral, embora para realizar o rotinas mais extenuantes ou que exijam um esforço físico notável, é importante comer algum alimento capaz de dar ao corpo o que ele precisa para enfrentar o esforço que ele está prestes a fazer.

Na verdade, o que torna alimentos como bananas uma solução perfeita para o treinamento é que eles são um alimento sem gordura, que consegue fornecer ao corpo a quantidade certa de nutrientes sem afetar o desempenho.

Isso ajuda o atleta a ter um desempenho ainda acima de suas próprias expectativas, fazendo com que qualquer atividade possa ser realizada dando tudo por tudo. E vale lembrar que é tão importante que o corpo consiga manter um nível constante nas rotinas quanto dar ao corpo os nutrientes que ele precisa executar adequadamente, pois os exercícios serão parcialmente improdutivos se o corpo não estiver em condições de satisfazer as demandas que a atividade exige.

Conclusões sobre qual é o melhor momento para treinar

Embora em certos casos se recomende a ingestão de alimentos antes do treino, normalmente é aconselhável comer depois para atender as necessidades do corpo devido ao desgaste causado pelas rotinas.

Quando exposto ao esforço físico, o corpo entra em um processo catabólico no qual as reservas de energia são esgotadas, as fibras musculares são destruídas e os níveis de água caem. Justamente por isso é importante manter a hidratação durante o exercício e se alimentar de forma saudável após completar as rotinas, pois é necessário terminar o estado catabólico para iniciar um processo de recuperação.

O corpo ficará muito mais receptivo após o treino, e terá maior capacidade de absorção de nutrientes nos momentos após o exercício físico.

Essa capacidade é notavelmente menor antes do treinamento, de modo que, do ponto de vista nutricional, é melhor comer após o treino ou, pelo menos, fazê-lo principalmente após a conclusão das rotinas.

Artigo anterior 3 exercícios com bolas medicinais
Próximo artigo É bom fazer cardio todos os dias?

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecerem

* Os campos obrigatórios

Comparar produtos

{"one"=>"Selecione 2 ou 3 itens para comparar", "other"=>"{{ count }} de 3 itens selecionados"}

Selecione o primeiro item para comparar

Selecione o segundo item para comparar

Selecione o terceiro item para comparar

Comparar