Ir para o conteúdo
Barra de Anuncios
¿Es bueno descansar un día después de hacer ejercicio? - Fitness Tech

É bom descansar um dia após o exercício?

Uma das dúvidas mais comuns para quem começa a se exercitar a sério é quantos dias deve descansar por semana. A motivação leva-nos a querer fazer exercício todos os dias e o mais comum é pensar que quanto mais exercício fizermos melhor, no entanto, nem sempre é assim. De fato, pode ser contraproducente. Neste artigo queremos responder se é bom descansar um dia após o exercício. Ou seja, se é aconselhável alternar um dia de exercício com descanso ou não e qual a melhor forma de estruturar a nossa rotina de exercício e descanso. Continue lendo para saber mais!

Por que é essencial descansar do exercício?

Se você deseja obter um bom desempenho e excelentes resultados quando realizamos uma rotina de exercícios, é essencial levar em consideração o descanso. Esse Isso permitirá que seu corpo se regenere do esforço a que foi submetido, além de se adaptar e estar preparado para o próximo treino. Ou seja, com o descanso o corpo vai conseguir render mais e você vai conseguir exigir mais. 

Cada vez que você pratica uma atividade, alguns tecidos do seu corpo se desgastam para construir novos para enfrentar a atividade que acontecerá na próxima sessão. Quando o descanso não é prestado atenção, é possível que haja o que é comumente conhecido como overtraining — e tecnicamente como rabdomiólise. Isso ocorre quando o corpo não tem a margem necessária para descansar ou quando você não se alimenta corretamente e não fornece aos tecidos os nutrientes de que precisam. Exatamente o que acontece é que as fibras musculares esqueléticas começam a se dissolver que faz com que seja liberada uma grande quantidade de mioglobina que chega aos rins através do sangue e pode causar danos graves como insuficiência renal aguda. Além desses graves problemas de saúde, o overtraining pode levar à perda de massa muscular, conseguindo o efeito contrário.

Por outro lado, tenha em mente que fazer muito exercício nem sempre ajuda a queimar gordura (se você estiver fazendo exercícios aeróbicos). O corpo, como a máquina mais inteligente que existe, pode fique na defensiva e evite queimar calorias resistir aos esforços a que o estamos sujeitando. De fato, existem vários estudos que apontam na mesma direção e indicam que, quando a atividade física excede os níveis moderados, o consumo de energia não aumenta, mas se estabiliza. 

Sinais de que seu corpo está em overtraining

É importante descansar um dia ou mais após o exercício, dependendo de cada caso e da intensidade com que você trabalha. Isso evitará problemas graves como superaquecimento ou rabdomiólise que podem causar danos significativos, como insuficiência renal aguda, vômitos, estado de confusão e até mesmo falência de múltiplos órgãos caso o fígado receba grandes quantidades de mioglobina ao dissolver os músculos. Uma das formas de detectar a rabdomiólise é observar a cor da urina. Se adquiriu uma cor marrom escura, é importante que você consulte um médico com urgência. 

Agora, antes de chegar a esse ponto, o corpo costuma enviar outros tipos de sinais como, por exemplo, a deterioração das articulações – que causa dores nos ombros e joelhos, principalmente. Claro que nem sempre é sinal de overtraining, já que existem atividades de alto impacto que podem causar inflamações sem estarem ligadas a outros problemas mais graves – é importante que você observe seu corpo e dê atenção a ele. Além disso, o exercício excessivo (juntamente com uma dieta pobre) também pode levar ao acúmulo de radicais livres e ao aparecimento de fadiga constante.

De qualquer forma, estes são os sinais mais proeminentes que podem indicar se estamos diante de um possível overtraining:

  • dor muscular prolongada
  • Você não está progredindo como deveria.
  • Freqüentes lesões e doenças.
  • Insônia.
  • Alterações psíquicas e oscilações de humor.
  • Cansaço geral.
  • Sinais vitais alterados.
  • Sed insaciável.

É bom tirar um dia de folga dos exercícios? Dias de descanso recomendados por semana

Como explicamos acima, depois de um dia duro de treino é necessário descansar para poder trabalhar 100% no dia seguinte. Muitos dos especialistas afirmam, portanto, que é bom tirar um dia de folga dos exercícios – muito melhor do que não fazer. Descanso é a chave do treino. O tempo de descanso recomendado pode variar de uma pessoa para outra, é recomendado quando se trabalha na musculação deixar entre 24 e 48 horas entre os treinos. É o tempo mínimo estimado para que os músculos consigam uma correta recuperação — e alternem o repouso com o exercício. Também influencia o tipo de exercício que você está realizando e seu objetivo. Em termos gerais, é importante que tenha em conta as seguintes indicações:

  • Se você faz exercícios de condicionamento muscular e tonificação: Tenha em mente que você não deve treinar todos os dias. O mais recomendado é fazer 4 sessões semanais com dois dias de descanso ativo e um dia de descanso do exercício. Ou seja, é bom descansar três dias de ginástica e fazer exercícios em geral uma semana.
  • Se você faz exercícios de condicionamento aeróbico para perder peso: Neste caso, o melhor a fazer é um dia de descanso ativo entre dois treinos e outro de descanso total. Como no caso anterior, é bom descansar três dias na academia.

Como você pode ver, é bom descansar três dias na academia para que seu corpo se recupere adequadamente, para melhorar seu desempenho na próxima sessão e evitar problemas relacionados ao excesso de exercícios.

Benefícios de descansar do exercício

Resumindo, é importante descansar um dia ou mais após o exercício e estes são os benefícios de fazê-lo corretamente:

  • Você terá um desempenho de 100% no próximo dia de treinamento.
  • Você evita o overtraining.
  • Você evita que o corpo entre no modo defensivo.
  • Você evita a deterioração das articulações e dores intensas nelas.
  • Você evita a fadiga constante.
  • Você alcançará seus objetivos mais rapidamente.
  • Seu corpo funcionará corretamente.
Artigo anterior O que é cross training?
Próximo artigo Para que servem os kettlebells?

Comentários

Justo - maio 27, 2024

Muy buenas recomendaciones sobre el descanso luego de los ejercicios , felicitaciones

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecerem

* Os campos obrigatórios

Comparar produtos

{"one"=>"Selecione 2 ou 3 itens para comparar", "other"=>"{{ count }} de 3 itens selecionados"}

Selecione o primeiro item para comparar

Selecione o segundo item para comparar

Selecione o terceiro item para comparar

Comparar