Ir para o conteúdo
Barra de Anuncios
Cómo usar correctamente la Máquina Smith - Fitness Tech

Como usar corretamente a máquina Smith

A máquina Smith é uma das mais populares que podemos encontrar nos ginásios, no entanto, Pode gerar algumas dúvidas ao utilizá-lo. Neste artigo, queremos ajudá-lo a entender como a máquina Smith é usada e o que você deve ter em mente se quiser usá-la corretamente. Explicamos como usar a máquina Smith, mas também o que é e para que serve e quais são os exercícios de máquina Smith mais populares que existem. Continue lendo!

O que é a máquina Smith e para que serve?

O máquina Smith é uma máquina usada para realizar exercícios de sustentação de peso com segurança, mas também para realizar outros tipos de atividades, como aumentos, flexões, prensas, levantamento terra e até agachamentos. Estas máquinas que podemos encontrar na maioria dos ginásios e que, em geral, estão sempre ocupadas são constituídas por uma estrutura metálica semelhante a uma caixa aberta e uma barra. Possui barras próximas à armação e possui ganchos que auxiliam na fixação da barra em caso de acidentes, ou seja, possuem uma barra reta que repousa sobre uma armação guiada por duas hastes — por isso é tão recomendada para segurança treinamento de peso. Além disso, alguns dos modelos de máquinas Smith incluem um assento perfilado com espuma moldada para garantir conforto ao realizar os exercícios na máquina Smith. 

Como usar a máquina smith corretamente

Para usar a máquina Smith corretamente, a primeira coisa que você deve fazer é escolha o tipo de exercício que deseja fazer. Como dissemos, é uma máquina multifuncional que nos dá a possibilidade de realizar um grande número de atividades, portanto, fazer agachamentos em uma máquina Smith não é o mesmo que fazer pesos. Num caso como noutro, o que muda é a posição inicial, mas também o movimento e a forma como vamos realizar o exercício em questão. O mais importante é aprender a fazer os exercícios corretamente, por exemplo, no caso dos pesos, já que esta máquina permitirá estabilizar o peso e evitar lesões. Na seção seguinte, explicamos com mais detalhes como a máquina Smith é usada dependendo do exercício que você vai realizar.


Exercícios de máquina Smith mais populares

Como dissemos, para responder como usar a máquina Smith, é essencial definir o exercício que você vai realizar e seguir os passos para realizá-lo corretamente. evitando lesões e possíveis acidentes. Explicamos quais são os mais populares e como fazê-los.

Exercícios na máquina Smith: agachamento

Para fazer agachamentos na máquina Smith, a primeira coisa que você deve fazer é coloque a barra na parte superior das costas e na região inferior do pescoço, para que você possa levantá-lo dos agachamentos. Em seguida, você precisará dobrar lentamente os quadris e os joelhos para trabalhar o corpo e empurrar os calcanhares. Com o agachamento da máquina Smith você pode trabalhar diferentes áreas do corpo, além de fazê-lo com diferentes intensidades e profundidades. Recomendamos que o faça gradualmente e que aumente o peso à medida que ganha resistência. 

Exercícios na máquina Smith: supino

O supino permitirá que você trabalhe sozinho e com uma única amplitude de movimento. Ou seja, de cima para baixo e sem possibilidade de sair abruptamente da posição inicial, evitando assim possíveis lesões. Para realizar um supino, você deve deitar de costas em um banco e sob a máquina Smith. Em seguida, você terá que segurar a barra com as palmas das mãos voltadas para cima - nunca voltadas para o rosto - e respeitando uma distância aproximada da largura dos ombros (um pouco mais alta). Por fim, abaixe lentamente a barra até que ela toque seu peito e, em seguida, traga-a de volta sobre a cabeça até que os braços estejam totalmente estendidos.

Exercícios na máquina Smith: desenvolvimento de ombros

Para fazer o desenvolvimento do ombro, você terá que sente-se em um banco e segure a barra com as mãos afastadas - um pouco mais do que a largura de seus ombros. Em seguida, estique os braços até que estejam totalmente estendidos e abaixe a barra de volta para a frente dos ombros. 

Exercícios na máquina Smith: flexões

Continuamos com a questão de como a máquina Smith é usada para fazer flexões. Este exercício é um dos variações de flexão de inclinação mais populares que existe e para isso, a primeira coisa que você deve fazer é ajustar a barra da máquina Smith na altura adequada. Com a barra segura, a próxima coisa a fazer é inclinar o corpo enquanto segura a barra. Lembre-se, sempre com as mãos separadas em uma altura um pouco maior que a largura dos ombros e formando uma linha reta da cabeça aos calcanhares. Além disso, para fazer este exercício corretamente é essencial exercer força no tronco ao mesmo tempo que os cotovelos são dobrados e o peito é abaixado.

Agachamento com barra x Agachamento Smith Machine: qual é o melhor?

Agora que você já sabe como usar a máquina Smith, vamos responder a uma das dúvidas mais comuns entre os usuários. E é que o agachamento é um dos exercícios mais marcantes para desenvolver a musculatura e a força da parte inferior do corpo. O fato é que ambas as variantes têm seus próprios benefíciosO agachamento com barra ativa muitas fibras musculares, pois exige grande estabilidade — é ideal para melhorar o desempenho esportivo. No entanto, o agachamento da máquina Smith requer menos envolvimento dos músculos menores, mas é mais seguro e em dias de fadiga, ou durante a recuperação e reabilitação de uma lesão, torna-se uma opção altamente recomendada. Tudo depende dos objetivos que cada pessoa estabelece e das suas necessidades.

Artigo anterior 10 exercícios para fortalecer as costas
Próximo artigo 10 exercícios com anilhas para tonificar o corpo: treino para mulheres

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecerem

* Os campos obrigatórios

Comparar produtos

{"one"=>"Selecione 2 ou 3 itens para comparar", "other"=>"{{ count }} de 3 itens selecionados"}

Selecione o primeiro item para comparar

Selecione o segundo item para comparar

Selecione o terceiro item para comparar

Comparar